Observe e Seja Feliz


Coluna: Gotas de Sabedoria

Caríssimo (a) leitor (a) do Jornal Verologia, nesta oportunidade vamos tratar de uma importante Manifestação Espiritual: a Observação que é uma prerrogativa da Mente, denominada pela Verologia de Órgão Mental, o mais atuante, mas não o mais importante do Sistema Psicológico ou Espírito.

Para o entendimento do quanto essa Manifestação é essencial para o Desenvolvimento, Equilíbrio e Harmonia do nosso Sistema Psicológico, Cristófilo Nageo nos diz: “A fim de alcançar a máxima evolução no mínimo tempo, é imprescindível observar muito bem tudo quanto ocorre em nossa própria vida e na vida de nossos semelhantes, sempre com o vivo empenho de aprender”.

Como toda aprendizagem tem o seu ponto de partida, a Observação é o início do Desenvolvimento de todas as Manifestações do Sistema Psicológico. A Observação é tão importante que o Mestre inicia seu Ensinamento dizendo: “A fim de alcançar a máxima evolução no mínimo tempo é imprescidível observar... Por que? Porque não se pode escolher entre duas coisas, sem primeiramente iniciar Observando para pesquisar, investigar, estudar, analisar, interpretar e confrontar.

A Verologia proporciona, paulatinamente, através de seu Método Pedagógico e Científico, o domínio do pensamento para conseguir Observar o que se passa no Mundo Interno (Psicológico) e externo (material).

A falta de domínio do pensamento impede o desenvolvimento da Observação, do Conhecimento Superior e, também, da Manifestação da Coragem Sensata para enfrentar as situações mais difíceis da vida. A fuga só serve para agravar as situações, ou seja, atrofia as Manifestações do Sistema Psicológico, principalmente a Observação, porque vai de encontro com este grande Ensinamento que está em harmonia com a Lei de Evolução.

Mas, principalmente os Ensinamentos Redentores, trazidos pelos grandes Guias da Humanidade que são os Mestres de Sabedoria Suprema, dentre os quais, destaca-se o Divino Mestre e Psicólogo Jesus Cristo, atingem a raiz da Verdadeira Vida, dando um novo impulso ao desenvolvimento da Observação e da Observância.

O conhecimento da ciência dos homens não atinge o Sistema Psicológico por completo, e sim, o mais atuante, como dito acima, o Órgão Mental. Portanto, não leva ao Conhecimento Supremo que transpõe todos os obstáculos, elimina todas as debilidades e dissolve todas as dúvidas. Por não desenvolver o Sistema Psicológico, ficamos sem entender muitas coisas que acontecem na nossa Vida Interna, na nossa vida externa e, também, na de nossos semelhantes, promovidas pelas Leis Eternas que regem o Universo e a Humanidade.

Quanto à Observação, Cristófilo Nageo nos adverte: “É imprescindível observar muito bem tudo que ocorre em nossa própria vida e na vida de nossos semelhantes.” Mas, completa dizendo: “sempre com o vivo empenho de aprender.” Automaticamente, essas palavras nos levam ao entendimento para tirarmos lições dos nossos erros e acertos e dos nossos semelhantes, mas sempre com o vivo empenho de aprender, sem pensar emcriticar, em hipótese alguma. Pois, é dessa forma que teremos possibilidade de desenvolver e evoluir o Sistema Psicológico no mínimo tempo, levandonos a entender situações que não entendíamos antes.

A propósito, gostaria de citar um Ensinamento de Pascal que diz: “Dois excessos: Excluir a Razão e não admitir mais do que a Razão.” Na minha compreensão atual, Pascal quer nos dizer que sem a razão ou somente com a razão não somos capazes de resolver os problemas do Espírito como angústia, ansiedade, decepções, sofrimentos morais e desvendar muitos mistérios da vida. Sem Observação jamais a Razão poderá desenvolver-se e manifestar-se plenamente para o entendimento destas palavras de Pascal e solucionar bem todos os problemas, materiais, morais e espirituais.

Prezado(a) leitor(a) do Jornal Verologia,  você não está impedido de alcançar o desenvolvimento da Observação para evoluir e ser realmente feliz, como são todos os verólogos: basta que entre em contato com a Ação Cristã Evolucionista e estude a Ciência Verológica.

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXVIII Nº 477 e 478
Artigo referente a Setembro e Outubro de 2012

 

 

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Benefícios e Malefícios da Imaginação

Ler mais...

Podemos ou Não Ver a Deus?

Ler mais...

Misericórdia

Ler mais...

Coragem Sensata e Medo

Ler mais...

Luz e Trevas

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo