Benefícios e Malefícios da Imaginação



Caríssimo (a) leitor (a) do Jornal Verologia, é com grande alegria espiritual que darei o conhecer sobre esta faculdade psicológica ofertada a todas as criaturas humanas pelo supremo poder que é Deus que devem utilizá-la de forma controlada e consciente para o próprio bem.



Nós sabemos que muitos fazem uso dessa extraordinária faculdade psicológica, como por exemplo: poetas, pintores, escultores, compositores musicais, e autores de ficção científica e enredos literários de histórias para livros, cinemas e teatros. E quantas coisas bonitas são criadas para nosso observar e lazer, impulsionando-nos a tecer comentário como se fosse caso da vida real. O uso da Imaginação, de forma controlada, ajuda até no Processo de Evolução Psicológica, criando imagens abstratas positivas, de grande influência para nosso Mundo Interno, dando-nos entusiasmo e forças para vencer dificuldades.

Para falar sobre o malefícios da Imaginação vou tomar como referência um aforismo de Hamilton contido na pedagogia verológica que diz o seguinte: “A imaginação desregrada é coisa funesta, em razão de sua força impetuosa. É falso o espelho que ela oferece.” Essa “coisa funesta” e a “força impetuosa” que Hamilton se refere leva a criatura a se tornar infausta, fatal, cruel, desventurada, agitada, violenta e furiosa.

Uma das principais causas desse desregramento da Imaginação está no pensamento inferior que a criatura humana alimenta por vários anos e valendo do desejo vai direto ao instinto, podendo levar a criatura humana para luxúria, vício, preguiça, ciúme, ódio, vingança, falsidade, astúcia, inveja, desonestidade, mistificação, ambição sem limites, falta de escrúpulos e interesses mesquinhos. Citarei o que Moises diz em Gênesis cap. 6 vers. 5, há 3300 anos atrás: “E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.”

A Imaginação desregrada leva ao estado psicológico tão impulsivo que não consegue evitar ou perceber o que fez e poderá fazer e chega mesmo a dizer: não me lembro de ter feito isso. Cristófilo Nageo nos alerta em um de seus Ensinamentos: “Ninguém deve perder seu tempo com teorias e práticas ilusórias, para não cair nas garras das decepções, da desorientação, do pessimismo e das amarguras.”

A Imaginação, usada sem planejamento, pode levar aos piores estados de desequilíbrio psicológico a ver coisas que não existem. Quem caminha no processo de evolução ativa e consciente e não domina sua Imaginação, cria pensamentos mistificadores que induzem a criatura à suposição de que já evoluiu muitíssimo e são fortemente instigados e ampliados por ela.

O estado inicial de descontrole da Imaginação leva a criatura humana ao estado de devaneio e divagação, por isso não consegue se concentrar, levando-a à perda da concentração, à incapacidade de gravar e fixar os assuntos, à perda de memória e ao fracasso na sua vida.

Todos os verólogos são orientados e alertados quanto ao uso da Imaginação para que sejam beneficiados e não prejudicados no Caminho da Evolução Ativa e Consciente. Através da Ação Cristã Evolucionista, da ciência Verologia, do método verológico e de sua pedagogia especializada, estou dominando gradativamente meus pensamentos e, portanto, colocando a Imaginação cada vez mais controlada, desfrutando de uma vida dentro da realidade inteligente, racional, sensível e consciente atingindo uma felicidade indestrutível.

E você leitor(a) amigo(a), caso você não tenha controle sobre sua Imaginação, pode também se beneficiar do Processo de Evolução Ativa e Consciente como os verólogos e como quem vos escreve. E você não está impedido de realizar este estudo simples, seguro, ao alcance de qualquer grau de instrução, basta que entre em contato com a ACE e procure mais informações. Faça o mesmo!

 

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXIX Nº 485 e 486
Artigo referente a Maio e Junho de 2013

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Resignação Consciente

Ler mais...

Podemos ou Não Ver a Deus?

Ler mais...

Benefícios e Malefícios da Imaginação

Ler mais...

Faculdade Imaginação

Ler mais...

O Caminho, a Verdade e a Vida

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo